domingo, 17 de fevereiro de 2008

Espargos com ovos




Segundo testemunhos orais, coziam-se as pontas dos espargos, que depois eram fritas na gordura da carne de porco. Acrescentavam-se depois os ovos batidos e misturados com miolo de pão duro.

Do livro "Aromas e Sabores", comidas de Mértola, editado pela Escola C+ S de Mértola e pela Câmara Municipal de Mértola:

- os espigos dos espargos, depois de pelados e lavados, partem-se e escaldam-se. São depois fritos com ovos.

2 comentários:

Bichodeconta disse...

Fervidos por causa do amargo que lhes é característico, depois esmagados e em gordura de carne , alho e alguns pedaços de carne , ou sem ela, esmagam-se e juntam-se os ovos..Garanto que são deliciosos e tenho tantas saudades destes sabores..De repente lembro-me das tubras, e dos míscaros, e lembro-me do Alentejo que amo..

Ezul disse...

Por coincidência, andei neste 1º de Maio pelos campos de uma das freguesias rurais, onde pude observar boletos, enormes cogumelos brancos cujo nome desconheço e espargos magníficos. Também fiquei a conhecer as características das terras onde habitualmente se encontram as túberas. Depois pude apreciar a elaboração de algumas receitas com esses produtos. Seguiu-se a refeição e o sabor era espantoso!