sábado, 25 de outubro de 2008

Cogumelos

Disseram-me, há uns dias atrás, que o tempo estava propício ao aparecimento de cogumelos. Com efeito, hoje de manhã, observámos alguns nos terrenos próximos das Caeiras e da ermida de S. Luís da Mougueira, mas não houve tempo para os fotografar, uma vez que o passeio tinha como destino conhecer os lindíssimos frescos de algumas ermidas e igrejas da região.

Recuperei as fotografias registadas noutros momentos e noutros locais, só porque sinto curiosidade pela sua forma, cor e volume.



Não os identifico, não sei reconhecer os que são comestíveis e nunca me atreveria a fazer, sozinha, a experiência. Contudo, em Maio, tive oportunidade de acompanhar quem os colhe e consome regularmente. Explicaram-me que quando estão muito abertos já não se podem aproveitar, indicaram-me alguns pormenores que caracterizam as espécies comestíveis e, logo depois, seguiu-se a demonstração culinária.



Pude comprovar o sabor extraordinário e a textura acetinada, apreciando sobretudo os boletos. Foi um verdadeiro festival gastronómico, que incluiu espargos e túberas. Quanto a estas trufas, espero um dia conseguir vê-las no campo. Por enquanto, guardo a memória de tais sabores e reservo para os dias de Novembro a recolha de bolotas doces e a confecção do bolo e do pão de bolota.

Nenhum comentário: