terça-feira, 30 de junho de 2009

Um chá no monte


A chuva dos últimos dias trouxe à lembrança o passeio ao Monte das Gigantas, realizado no dia dezoito de Abril. Depois de uns dias bem luminosos e solarengos, aquele Sábado amanheceu chuvoso, o que não impediu o grupo de percorrer o campo com entusiasmo, ouvindo e registando os ensinamentos do mestre Custódio sobre as plantas medicinais.



Percorreram-se caminhos e veredas, parte da ecopista, e por todo o lado se foram encontrando inúmeras plantas medicinais.



Gradualmente, o Sol foi colorindo a manhã, os campos e a rua do monte, onde o grupo puxou do farnel, para saborear, logo de seguida, a aromática infusão de plantas do campo preparada pelo Sr. Custódio e pela Juvenália. Depois do almoço foi a vez de espreitar as plantas que os nossos amigos, cuidadosamente, foram plantando por ali (algumas delas trazidas de bem longe), oferecendo assim a possibilidade única de se conhecerem plantas já difíceis de encontrar.





O Monte das Gigantas é, por isso, o palco de um projecto, ainda modesto, mas que traduz o amor pela terra, o respeito por um saber popular a que se deu continuidade e que se vai valorizando com os passeios organizados no próprio Monte, ou com estas iniciativas do Posto de Turismo. Pela Primavera, nada como combinar uma visita a este local para aprender os segredos dos “chás”, apreciar os sabores da fruta biológica, ou para conhecer a arte do barro. Serão bons momentos de saber e de simpatia, para recordar.

Um comentário:

Hugo disse...

Ola

eu não conhecia a este blog
mas agora sim

acabou de adicionar o link Lovenatura
no meu blog !!!

boa semana